©2018 by Língua Solta. 

Buscar
  • fabiodobu

O VERDADEIRO LEGADO DO SILVIO SANTOS


Silvio Santos - Foto: Lourival Ribeiro / SBT.

Ao contrário do que muitos pensam, as aspirações e desejos de um humilde carioca nascido na Lapa em 12 de dezembro de 1930 e que se tornou o icônico e maior apresentador de televisão no Brasil, não está em sua pomposa conta bancária, bens adquiridos ou em seus meios de comunicação.


Não restam dúvidas que a brilhante e generosa carreira de Silvio Santos se confunde com a própria história da TV, onde momentos épicos o fizeram ter sensações indescritíveis e repercussões globais. A sua autenticidade peculiar o tornou um fenômeno de público, crítica e apelo comercial. Em suma e indiscutivelmente, quando o assunto é comunicação no Brasil, a estrela que brilha mais forte é a dele!


Mas qual o segredo de todo este sucesso? Em seu difícil início de jornada artística, o seu bom humor tinha como teto uma lona de circo e a sua missão era trazer alegria aos expectadores, enquanto os artistas atrasados não chegavam. Ele sempre aproveita bem as oportunidades! FATO!


Como bem sabemos, o Silvio sempre soube fazer o mais com o menos. O empreendedor vanguardista sempre sabe o que quer, sempre pensa como fazer e sempre acerta, mesmo com suas falhas de percurso. Ele acerta, pois o foco não está na matéria e, sim, na essência do que se espera. Explico.


O verdadeiro legado do Senor Abravanel, cujo homônimo é Silvio Santos, pode ser sintetizado em apenas uma palavra: FAMÍLIA. O que para alguns revoltosos críticos de televisão, oficiais ou não, é “nepotismo privado” ou “desfavorecimento de terceiros”, para ele, é herança ou missão confiada a quem mais ama e se dedica por toda uma vida.


Família Abravanel - Reprodução Instagram

Quando ele lança a sua esposa Iris Abravanel como novelista e as suas filhas, Patrícia, Silvia e Rebeca Abravanel como apresentadoras, por exemplo, ele não quer monopolizar o seu mais apaixonante meio de trabalho e sobrevivência. Ele, simplesmente, quer perpetuar a sua crença com as pessoas em que confia plenamente e que tem a certeza que os seus talentos serão aflorados, como já estão sendo, com a garra e determinação herdadas pela genética, criação e educação.


Família Abravanel by Revista Caras

Mas, podemos acrescentar mais membros à esta família, como suas centenas de funcionários, suas colegas de trabalho e seus fãs espalhados pela nação. Não faço a menor ideia de quantas pessoas foram impactadas por conta da força de trabalho vinda do mestre Silvio Santos nesses 54 anos de “Programa Silvio Santos”. O dinheiro se torna incalculável e, mais do que isto, o sorriso espalhado e convertido em alegria se torna incomensurável.


Eu pertenço à família Abravanel, mesmo sendo Gomes. Eu faço parte desse legado e, por isso, me aproprio com tamanha honra.



32 visualizações